MOVIMENTOS E CAPTURAS

No XADREZ cada peça tem um movimento diferente das outras.

No início do jogo devemos cuidar a posição do TABULEIRO, que deve estar posicionado de maneira que a casa da extrema direita de cada jogador seja uma casa branca.

As peças estarão distribuídas assim:

TORRE, uma em cada casa da extremidade de baixo do tabuleiro, uma na direita e a outra na esquerda;

CAVALO, cada um ao lado de cada torre, uma á direita e outro a esquerda;

BISPO, cada um ao lado de cada um dos cavalos;

REI e DAMA ocupam as casas que sobraram

 

os PEÔES ficma na linha de frente, um em cada casa,, ocupando todas as casas, brancas e pretas

 

Cuidando que REI Claro estará na casa escura e o REI Escuro estará na casa clara, DAMA Clara estará na casa clara e DAMA Escura estará na casa escura.

O peão é a única peça que muda de movimento durante o correr da disputa. Ao sair (início do jogo) ele pode se mover uma ou duas casas, somente para frente (linha reta) e após esse primeiro movimento ele só poderá se mover para frente, uma casa de cada vez.

Na captura ele captura a peça que está na casa da diagonal a sua frente (se ele está em uma casa clara só captura a peça da casa clara, se estiver numa casa escura só captura a peça da casa escura).

A TORRE se movimenta quantas casas quiser ou precisar, mas sempre em linha reta, na horizontal ou na vertical. Não pode andar na diagonal.

O CAVALO é a única peça que pode pular as outras, ele captura a peça que ocupa a ultima casa de seu pulo que é sempre em forma de um L , podendo ser para frente, para trás, para direita ou para esquerda. Uma casa para um lado e duas casas para o outro. Exemplo: uma casa para direita e duas casas para frente, ou duas casas para trás e uma casa para esquerda.

O BISPO anda quantas casas quiser ou precisar, mas sempre em diagonal.

A DAMA anda quantas casas quiser ou precisar e em qualquer direção, é a peça de maior poder de movimentação.

O REI é a peça mais importante, pode se mover em qualquer direção mas apenas uma casa de cada vez.

 

Qualquer captura se dá quando no término do movimento a peça movimentada termina em cima de uma casa ocupada por peça adversária, então essa (a adversária) é retirada do tabuleiro.