SISTEMAS DE DISPUTAS

Em todos os sistemas abaixo o número de rodadas R é determinado por Log2 N = R onde N é o número de inscritos

 

 

SUÍÇO

Pode ser usado com qualquer número de competidores.
Com o incômodo de que se houver muitos competidores poderá ocorrer repetição de algumas disputas.
Primeira rodada: emparceiramento por sorteio, por ordem de inscrição ou por data de nascimento.
Demais rodadas: por pontos.
Número de rodadas: 1 com 2 jogadores, 2 com 3 ou 4 jogadores, 3 com 5 a 8 jogadores, 4 com 9 a 16 jogadores, 5 com 17 a 32 jogadores, 6 com 33 a 64 jogadores, 7 com 65 a 128 jogadores, 8 com 129 ou mais jogadores.

 

SUÍÇO RÁPIDO

Usado com número muito grande de jogadores. Número de rodadas: 1 com 2 jogadores, 2 com 3 ou 4 jogadores, 3 com 5 a 8 jogadores, 4 com 9 a 16 jogadores, 5 com 17 a 32 jogadores, 6 com 33 a 64 jogadores, 7 com 65 a 128 jogadores, 8 com 129 ou mais jogadores.  A única diferença deste sistema para o Suíço é que a cada rodada 10% dos jogadores, em últimas classificações são eliminados.
 

 

ELIMINATÓRIA TRIPLA

Mais justo que o sistema Suíço, mas com certeza demora mais.
 
Primeira fase: sorteio, vencedores fazem 3 pontos e se classificam para a próxima fase. Quem perde o primeiro jogo participa de uma segunda partida. Se vencer essa segunda faz 2 pontos e se classifica para a segunda fase. Se perder o segundo jogo, joga uma terceira partida. Se vencer essa terceira partida faz um ponto e se classifica para a segunda fase. Se perder a terceira partida é eliminado.
 
Segunda fase: emparceiramento pela pontuação. Vencedores fazem 3 pontos e se classificam para a terceira fase. Quem perde o primeiro jogo participa de uma segunda partida. Se vencer essa segunda faz 2 pontos e se classifica para a terceira fase. Se perder o segundo jogo, joga uma terceira partida. Se vencer essa terceira partida faz um ponto e se classifica para a terceira fase. Se perder a terceira partida é eliminado.
 
Terceira fase: emparceiramento pela pontuação. Vencedores fazem 3 pontos e se classificam para a quarta fase. Quem perde o primeiro jogo participa de uma segunda partida. Se vencer essa segunda faz 2 pontos e se classifica para a quarta fase. Se perder o segundo jogo, joga uma terceira partida. Se vencer essa terceira partida faz um ponto e se classifica para a quarta fase. Se perder a terceira partida é eliminado.
 
Em todas as fases havendo número ímpar de jogadores, o último nome vence a partida.
 
 

ELIMINATÓRIA DUPLA

Pelo meu ponto de vista esse é o sistema mais prático.
 
Primeira fase: sorteio, vencedores fazem 2 pontos e se classificam para a próxima fase. Quem perde o primeiro jogo participa de uma segunda partida. Se vencer essa segunda faz 1 ponto e se classifica para a segunda fase. Se perder o segundo jogo é eliminado.
 
Segunda fase: emparceiramento pela pontuação. Vencedores fazem 2 pontos e se classificam para a terceira fase. Quem perde o primeiro jogo participa de uma segunda partida. Se vencer essa segunda faz 1 ponto e se classifica para a terceira fase. Se perder o segundo jogo é eliminado.
 
Terceira fase: emparceiramento pela pontuação. Vencedores fazem 2 pontos e se classificam para a quarta fase. Quem perde o primeiro jogo participa de uma segunda partida. Se vencer essa segunda faz 1 ponto e se classifica para a quarta fase. Se perder o segundo jogo é eliminado.
 
Em todas as fases havendo número ímpar de jogadores, o último nome vence a partida.
 

ELIMINATÓRIA SIMPLES

Com Certeza esse é o sistema mais rápido.
 
Lista única de nomes, 1x2, 3x4, 5x6, 7x8,... quem ganha recebe um próximo número e quem perde é eliminado.
 
 

POR GRUPOS

Cada grupo com 4 jogadores, previamente sorteados.
Em cada grupo 1x2 3x4 1x3 2x4 1x4 2x3 quem fizer três vitórias se classifica para a próxima fase, havendo empate se classifica o jogador mais velho.
Havendo menos que 4 jogadores os números sem nomes perdem os seus jogos.