Quinto Encontro - 18 de Abril

Apresentação de algumas atividades desenvolvidas pelos alunos e relatadas pelos professores cursistas, sobre os temas de alimentação e impostos.

Apresentação para Reflexão https://www.4shared.com/document/dSJnwOa9/A_RATOEIRA.html

E de quem é o problema?

Temas anteriores:

Alimentação. Quem come mais? O elefante? O Urso Polar? Ou a abelha?

Impostos. O que acontece com o imposto que pagamos? Porque o retorno desses impostos para a sociedade é tão ruim, demorada e de baixa qualidade? Porque coisas assim ainda existem?

Todos esses temas ao serem abordados em sala de aula fazem com que nossos alunos se tornem pessoas mais críticas? Ou não? Por quê?

Precisamos repensar nosso método de ensino? Ou está bom do jeito que está?

Tema do dia: C0NHEC1MENT0 M47EM471C0

1) João, Carlos e Manoel foram a uma lanchonete. tomaram suco e comeram lanches. Ao pagar, o garçom cobrou R$ 30,00. Cada um repassou ao garçom R$ 10,00. Ao chegar no chefe, o garçom ouviu o seguinte: O João já é freguês antigo, vamos dar um desconto para ele. E devolveu R$ 5,00. O garçom pensou: ' R$ 5,00 vai complicar a divisão, vou entregar R$ 1,00 para cada um e pronto'. Como cada amigo deu R$ 10,00 e recebeu R$ 1,00 ficou como se cada um houvesse pago R$ 9,00. Sendo três amigos pagaram então R$ 27,00. Sabemos que o garçom está com R$ 2,00, ficando assim R$ 29,00. Como se explica onde está o outro R$ 1,00?

2) João e Manoel viajavam em um estrada conduzindo seus carneiros. Em certo momento João disse: - Manoel me dê um de seus carneiros e assim eu terei EXATAMENTE o dobro de carneiros teus. Nesse instante Manoel respondeu: - Isso é verdade. Mas também é verdade que se você me der um carneiro dos seus, nós teremos EXATAMENTE o mesmo tempo. Agora pergunta-se: Quantos carneiros tem cada um?

3) Marta vende bolsas em uma banca. Maria chegou para comprar uma e após escolher uma que custava R$35,00 pagou com uma nota de R$50,00. Marta sem olhar seu caixa foi até o Alex e pediu que ele trocasse a nota de R$50,00. O que ele atendeu lhe entregando duas notas de R$10,00 e seis notas de R$5,00. Marta então devolveu uma nota de R$10,00 e outra de R$ 5,00. Antes de sair Maria pediu que Marta trocasse outra nota de R$10,00 o que Marta atendeu entregando-lhe duas notas de R$ 5,00. Minutos depois Alex chegou informando que a nota de R$50,00 que ele havia trocado era falsa, Marta devolveu para ele cinco notas de R$10,00. Marta ficou assustada e foi verificar a nota de R$10,00 que trocara para Maria e verificou que também era falsa. Pergunta: Qual foi o prejuízo de Marta?

4) O Sr. Gavião combinou com o Sr. Pombão que cada vez que descobrisse quantos pombos tinha no bando ele poderia comer um sem problema. Certa tarde vendo um bando de pombos em uma árvore disse: Boa tarde minhas 100 (cem) pombinhas. O Sr. Pombão na hora retrucou:- Pode sair fora. Se fosse nós, outro tanto de nós, mais metade de nós mais o senhor seu Gavião, aí sim seríamos 100 aves. Explique o que aconteceu aqui?

Situações-Problemas que fazem crescer no aluno a curiosidade, fazendo com que ele tenha vontade de aprender mais.

Atividade a ser feita:

Ler pág 48 do TP 4, escolher uma atividade entre as páginas 61 a 100 e aplicar para um grupo de alunos

Ler pág 100 do mesmo TP, escolher uma atividade entre as páginas 117 a 154 e aplicar para um grupo de alunos.

Nos próximos encontros estaremos vendo como foram essas aplicações.